sábado, 27 de Abril de 2024  09:51
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-09-2007

Será constituida no início do próximo ano


Empresa para gerir Porto de Aveiro e Figueira

O presidente da Administração do Porto de Aveiro, José Luís Cacho, disse ontem que no início do próximo ano deverá ser constituída uma nova empresa para a gestão conjunta dos portos de Aveiro e Figueira da Foz.

"Vamos constituir uma nova empresa, participada pela APA, para gerir também o porto da Figueira e vamos procurar definir uma estratégia conjunta para os dois portos, como porta atlântica da Região Centro", disse Luís Cacho.

O presidente da APA falava no seminário "Oportunidades Logísticas: Porto de Aveiro e o Sector Industrial da Região", que decorreu hoje integrado no certame "Interpescas".

Segundo José Luís Cacho, decorrem as últimas fases do processo, devendo estar constituída a empresa no início do próximo ano.

A junção dos dois portos sob uma gestão comum vai implicar, para o Porto de Aveiro, a reapreciação do seu plano estratégico, visando aumentar a oferta, através de uma estratégia comercial concertada, reconheceu o presidente da APA.

Assumindo a vocação de porto de transporte marítimo de curta distância (short sea shipping), o Porto de Aveiro vê nos países de Leste, do Norte de África e da costa atlântica americana o seu potencial de crescimento, no que respeita ao movimento de cargas.

Desde há uma década que o Porto de Aveiro vem mantendo um crescimento anual superior a quatro por cento, sendo já o primeiro porto nacional em metalurgia e o quinto em toda a carga.

Em resultado de investimentos significativos nas suas infra-estruturas (120 milhões de euros entre 2000 e 2006), "o Porto de Aveiro é hoje um porto novo, que está a pôr os seus terminais em funcionamento", tendo como conceito servir de plataforma logística industrial.

"É já hoje uma janela de oportunidade para as empresas de entre Douro e Tejo e, cada vez mais, também para a região de Castilla e Leon", disse José Luís Cacho.

O presidente da APA convidou os empresários presentes a terem uma participação activa no desenho das novas soluções logísticas.

Porto de carga geral e de granéis líquidos, Aveiro avançou já para a concessão do seu terminal sul e está em curso a concessão do novo terminal de granéis líquidos, próximo que deverá ficar concluído no primeiro semestre no próximo ano.

Quanto ao terminal norte, José Luís Cacho quer discutir com os empresários o caminho a seguir para o seu desenvolvimento, numa altura em que começam a ficar resolvidos os estrangulamentos que ainda existiam no que toca às acessibilidades.

Na semana passada foi adjudicada à Somague a construção da ligação ferroviária à plataforma de Cacia, aguarda-se a conclusão da via de cintura rodoviária e, ao nível do acesso marítimo, os fundos vão ser estabilizados à cota de "-12", permitindo a entrada a navios de maior porte, até 200 metros de cumprimento.

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®